11 de outubro de 2013

Bastidores da TV - 35


Voltamos com nossa coluna que agora será escrita algumas vezes por semana, sempre que tiver algum assunto relevante acontecendo no mundo televisivo. Seja muito bem vindo e fique a vontade para discordar de algo publicado neste espaço que passará a ter um viés mais opinativo.


Dito isto, vamos comentar a maior decepção televisiva dos últimos tempos que tem o nome de "SBT Notícias. É preciso, no entanto, levantar duas questões aqui: a qualidade do programa e a audiência do mesmo. 

Baseado no primeiro elemento, podemos dizer que  a queridíssima Neila Medeiros manda muito bem á frente do jornalistico, principalmente quando interage com a sempre polêmica e engraçada Isabelle Benito. Sendo assim, é possível de antemão adiantar que a audiência não corresponde aquilo que o programa de fato é.

Por falar em números na última quarta-feira, foi possível ver uma das façanhas poucas vistas na última década. O SBT Notícias perdeu para a TV Cultura na média décimal e amargou a quinta colocação geral no ranking de audiência. Poucas vezes, vimos um produto das três principais emissoras do país perder na média para a TV Cultura. Por isso digo que mesmo sendo excelente em termos jornalísticos, o programa deve estar com os dias contados.

Já que estamos falando em decepção, em termos de audiência, falemos agora de Pecado Mortal. A novela que marca a estréia de Carlos Lombardi na Record, tem patinado no ibope e preocupado a alta cúpula da Record. Com números abaixo do esperado e inferiores as últimas semanas de Dona Xepa, Pecado sofre da mesma injustiça do jornal do SBT  e não vem agradando ao público.

Com excelente qualidade em todos os aspectos apresentados, a novela se destaca como uma das melhores produções da TV Record nos últimos tempos, mas mesmo assim, não tem conseguido até o momento, resgatar os bons tempos da emissora em questão de teledramaturgia.

Outro excelente produto da casa que tem patinado no ibope é a nova temporada de ''O Aprendiz". Com apenas um programa semanal, compactado e ágil, a nova temporada da atração tem se destacado como uma das melhores já apresentadas até aqui. Isto claro abrilhantado com a volta de Roberto Justus ao comando da atração. 

O resumo que se pode tirar disto é que ou o público se enjoou do formato e não tem mais graça acompanhar as pessoas em busca de um contrato milionário, ou então a TV não tem mais espaço para produtos sérios como o apresentado pela atração. E eu particularmente, fico com a última opção. Uma pena.

Na Globo, os sorrisos são largos. A nova temporada do 'The Voice Brasil', que está sendo apresentado as quintas-feiras tem gerado excelentes índices a emissora dos Marinhos. Na estreia a atração marcou incríveis 16 pontos em audiência, e ontem bateu novo recorde, registrando 27 pontos e superando a semana anterior. O sucesso do The Voice, na minha opinião, foi a excelente escolha dos jurados, que conseguiram conquistar o público e se destacaram na atração.